Brufe - Junta de Freguesia

Famalicão a caminho de uma Cidade Inteligente

A autarquia famalicense marcou presença esta segunda-feira, 1 de abril, no primeiro dia do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis.

"Smart City" é o termo utlizado pelo Dr. Paulo Cunha no que refere ao futuro da cidade de Famalicão, que pretende criar uma cidade inteligente com foco nos famalicenses. "Famalicão está em pleno processo de transformação para uma Smart City", adiantou o autarca.

O Fórum decorre esta semana (2 a 4 de abril) em Braga no museu D. Diogo de Sousa e incide sobre as seguintes temáticas: governança inteligente (smart governance), economia inteligente (smart economy), mobilidade inteligente (smart mobility), ambiente inteligente (smart environment), cidadãos inteligentes (smart people) e vida inteligente (smart living).

FICIS 2019 - Famalicão

No painel dedicado aos autarcas, o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão defendeu que os concelhos do Quadrilátero Urbano (Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos) se devem assumir como "grande centro urbano".

Durante o debate do FICIS, Paulo Cunha propôs que as quatro maiores cidades do Distrito de Braga criassem um grande centro urbano sem que isso significasse a união dos concelhos. "A nível económico, esta região ganhava que se apresentasse como uma só a vários níveis", adiantou o autarca famalicense, acrescentando que "é necessário devolver às cidades o papel que elas já tiveram há muitos séculos atrás".

FICIS 2019 - Paulo Cunha - Famalicão

No final do primeiro dia do Fórum, o Presidente famalicense apresentou a estratégia de desenvolvimento integrado para o concelho a ser implementada a partir de dez grupos de freguesias. O foco para a construção da cidade inteligente incide nos cidadãos famalicenses, ao que Paulo Cunha constatou que "a interação com os cidadãos é o pilar da construção da cidade inteligente" e que "a cidade inteligente é aquela que aproveita as suas energias".