Brufe - Junta de Freguesia

Medway investe 25 Milhões de Euros em Famalicão

A Medway, empresa de transporte ferroviário de mercadorias da MSC, vai investir 25 milhões de euros na construção de um novo terminal seco, em Famalicão, e o regresso do “comboio Autoeuropa”, entre Portugal e Alemanha.

“Este terminal será em Famalicão por causa do potencial que existe nesta zona e a necessidade que o mercado coloca, na questão operacional, para corresponder melhor à procura. Quanto mais perto estivermos da procura mais fácil será o trabalho para os clientes”, disse Carlos Vasconcelos, presidente da empresa, em entrevista ao “Dinheiro Vivo”.

O novo terminal ficará na freguesia de Lousado e deverá servir empresas como a Continental/Mabor e a Leica. O espaço também ficará próximo da área industrial de Ribeirão, onde está a fábrica da Salsa. As obras deverão arrancar no início de 2019, após a aprovação da Câmara – que terá recebido bem o projeto – e da IP – Infraestruturas de Portugal.


Medway Train


O novo terminal será uma alternativa ao transporte rodoviário na cidade. O regresso do “comboio Autoeuropa” será outra das grandes apostas da Medway para o próximo ano.

“Constitui um objetivo para 2019 relançar o comboio da Autoeuropa, com ligação ao centro da Alemanha, que permite à fábrica receber as suas peças e outros fornecedores receberem outras peças”, disse Carlos Vasconcelos.

A Medway opera 15 comboios por dia em Portugal, onde conta com uma quota de mercado de 90% – os restantes 10% pertencem à Takargo, do grupo Mota-Engil.